quarta-feira, 10 de outubro de 2012

cuidados com reagentes


Cuidados necessários durante a manipulação de reagentes
Num laboratório de química é muito importante que a pessoa assuma uma postura cuidadosa e também responsável durante a realização das experiências.
Os cuidados que se deve tomar em um laboratório têm por finalidade evitar acidentes, mas não somente isso, eles também têm o objetivo de economizar reagentes, que geralmente são caros, sendo assim, o cuidado nos laboratórios de química é de fundamental importância para o bom rendimento em um laboratório.

caixa de primeiros socorros:
Em um laboratório de química é importante a existência de uma caixa de primeiros socorros, sendo de importância a sua localização em um local de fácil acesso.
Alguns artigos são de importância em seu interior.
vaselina, azeite;
solução aquosa de ácido acético a 1%;
pomada para queimaduras;
solução aquosa de cloreto férrico a 1%;
borracha cirúrgica;
etanol, glicerina e soro fisiológico;
solução aquosa de bicarbonato de sódio a 1%;
solução aquosa de ácido bórico a 1%;
gaze, esparadrapo, algodão, atadura;
tesoura e pinça metálica.
Estes são artigos de importância em uma caixa de primeiros socorros.

Em caso de acidente ocorrido em laboratório é de grande importância a comunicação imediata ao professor, cabendo aos alunos manterem a calma e seguirem as intruções ditadas pelo professor.
É também importante a presença de extintores de incêndio, sendo estes em suas várias categorias, mas principalmente o de pó químico e o de gás carbônico, isso será determinado de acordo com os materiais de uso dos laboratórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário