TESTANDO SEUS CONHECIMENTO!

Estudo de caso: Acidente em laboratório químico

Estudos de Casos, Profa. Ana Velloso 30 de Novembro de 2011 A permanência ou a manipulação de aparelhagem de uso básico em laboratório, exige o cumprimento rigoroso das regras e medidas de segurança em laboratórios de Química. Pois, os riscos de acidentes são iminentes e quando ocorrem, causam graves consequências, na maioria das vezes irreversíveis.
Numa prática com o emprego de ácido muriático (ácido clorídrico), a aluna Kivia Yara deixou cair sobre si o conteúdo do frasco de 200 mL, provocando queimaduras de primeiro e segundo grau em seu corpo. O que poderia ter sido evitado se Kivia em sua prática, tivesse dado a atenção especial às regras de segurança em laboratório, comportando-se de forma adequada para reduzir ao mínimo aquele acidente, que a vitimou?
Frente ao inesperado acontecimento, imediatamente o seu professor, Kaskuro Rhitche, tomou todas as medidas de urgência cabíveis na prestação de socorro. Kivia após um período de 35 dias de internamento hospitalar recebeu alta e passa bem. Mas, a sua falta de atenção e comportamento inadequado no laboratório, custou a própria vida. De acordo com o diagnóstico médico Kivia terá que passar por 3 cirurgias plásticas para reconstituir as áreas lesionadas, além de, sofrer com os traumas psicológicos.

QUESTÕES
1ª) Quais os procedimentos de segurança em um laboratório de química que a aluna não respeitou?

2ª) Quais as condições de segurança que devem ser oferecidas aos usuários em um laboratório de química


Com base nas questões levantadas elabore, em grupos de 4 alunos, uma cartilha que sirva de manual de segurança para um laboratório de química. A melhor cartilha será distribuída nas indústrias químicas e nas escolas de Sertãozinho.

SOLUÇÕES
NORMAS DE SEGURANÇA
•Não obstruir os locais destinados a livre circulação
•Não comer, beber ou fumar no laboratório.
•Usar EPI (equipamento de proteção individual).
•Em caso de choque elétrico, desligar de imediato o quadro elétrico.
•Em caso de fuga de gás, desligar o emissor e arejar o local.
•Atenção as informações nos rótulos das embalagens.
•Nunca forçar materiais de vidro.
•Manter sempre a atenção. Não se distrair.


Nenhum comentário:

Postar um comentário